Após dois anos de espera, foi oficializado o lançamento da Marca do Festival da Canção Ouremense.

 

 

Um momento ímpar para a cultura do Município de Ourém, nesta quarta, 20 de Abril de 2022, aconteceu no referido Município o lançamento da marca do Festival da Canção Ouremense; que agora se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, através da Lei Nº 9.352, de 29/11/2021.

 

O Festival da Canção Ouremense iniciou em 1983, com um grupo de jovens do município, que acontece todo mes de Julho em Ourém. 

 

Hoje, abrange os 144 municípios do Estado, além de ganhar repercussão nacional com a participação de vários outros estados brasileiros, reunindo no mesmo palco grandes nomes do cenário cultural paraense - entre poetas, compositores, músicos e intérpretes.

A Marca do Festival da Canção Ouremense representa a concha acústica, palco do festival com o rio Guamá ao lado, e também o "caracol" ou cóclea, estrutura do ouvido interno que faz parte do processo de conversão das ondas sonoras em vibração e sinais elétricos enviados ao nosso cérebro. O que nos permite interpretar os sons.
Os elementos centrais se referem às principais influências dos três povos formadores da nossa cultura: O indígena, simbolizado pelo maracá tembé; a comunidade quilombola, pelo tambor africano, e os ribeirinhos através do violão.
O curió destacado na parte superior assim como o verde, a canoa e as águas, faz alusão aos versos imortalizados em "Uma Canção Para Ourém", de Veloso Dias:
"Minha canoa percorre os igarapés
Eu sinto o cheiro forte da tua mata
Um canto inspirado de um curió
À noite eu repito em serenata".
A Marca oficial foi desenvolvida pelo designer Beto Campos.

 

 

A Cobertura vocês confe no Canal YuoTube Acesse:  https://youtu.be/0suwYQxCRRs

Faceboock :  https://www.facebook.com/FestivalDeOurem/videos/474631444412129

 

Na oportunidade estiveram presentes a Deputada Marinô Brito, Prefeito de Ourém, Roberto Uchôa, vereadores, Veloso cantor e compositor, Arlindo Matos, Paulo Augusto, Guru  e outros cantores, compositores e  artistas ouremenses, e a Secretária de Cultura do Município, Sra. Ebe Potiguar, com a presença dos ouremenses 

Reportagem: Radio Top Ourem e Top Publicidade.